quinta-feira, 8 de abril de 2010
A cultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura contemporânea presente em muitos países. Teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A cultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave/gothic rock, ebm, industrial, etc.), estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquilhagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores,essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.
Religião e simbolismo
O gótico/darkwave é uma cultura
laica[carece de fontes?], ou seja, não é integrada à qualquer religião. Alguns pensam que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo,anticristianismo. Cada membro é livre para a escolha de crenças em qualquer tipo de deus, porém, no gótico não se encontram pessoas dispostas a seguir religião que implique no apego a qualquer tipo de dogmas,ou seja,religiões opressoras que impedem ás pessoas de agir de acordo com o que realmente pensam, regras onde se propõe o que deve vestir, ler, crer ou fazer[carece de fontes?]. Isso não faz de um gótico ateu,este prega liberdade de expressão e o livre arbítrio.Por isso desconfie quando um wannabe(falso gótico),começa a dizer que todo gótico é ateu,satanico ou qualquer coisa do tipo. Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do nascimento de Cristo. Simbolicamente no sentido de estetica não vem totalmente ligado a música,as vestes góticas vieram de acordo com a ideologia a que ele pertence.
TV e cinema
O cinema e a TV deram um bom espaço para a "goth culture" através de filmes, séries etc, como por exemplo, os filmes
Nosferatu, filmes da Hammer films, produções de Tim Burton, Drácula, Elvira (Rainha das trevas), A Família Addams (o filme), Entrevista com o vampiro, Jovens Bruxas, Estranho mundo de Jack, etc, ou seriados como Família Addams e Os Monstros nos anos 60. No Brasil, um notável expoente da "goth culture" foi a novela Vamp.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Find Us OIn Facebook

Tech News

Flicker Images

Contact

Tab 1 Top Area

Send Quick Massage

Nome

E-mail *

Mensagem *

Game Reviews

Blogroll

Popular Posts

Video Of Day